EDITORIAL

Construímos este blog como uma importante ferramenta para fortalecer e ampliar o elo entre os membros da Rede Socioambiental da Serra da Moeda. Escolhemos uma mensagem, que traduz a essência do que é participar, para convidar você a fazer parte da rede. Porque, nesta rede, você pode cair!
Seja bem-vindo!

SERRA DA MOEDA GANHA PROJETO

O Instituto de Estudos Pró-Cidadania – PRÓ-CITTÀ iniciou no dia 7 de janeiro o projeto “Avaliação de Impactos Antrópicos sobre os Recursos Hídricos da Serra da Moeda: contribuindo para a gestão ambiental e educação socioambiental no vetor Sul da RMBH”, que abrange os municípios de Nova Lima, Brumadinho, Moeda , Itabirito e Belo Vale.

O projeto tem como parceiros a ARCA AMASERRA (Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada), a ASTURIES (Associação para o Desenvolvimento do Turismo Ecológico Encosta da Serra), a AMA MOEDA (Associação do Meio Ambiente de Moeda) e a APHAA-BV (Associação do Patrimônio Histórico Artístico e Ambiental de Belo Vale) , conta com o apoio das cinco prefeituras envolvidas e o recurso é do FHIDRO – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais.

O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão das águas da região da Serra da Moeda, através do mapeamento do uso do solo atual, identificação das áreas degradadas, análise das tendências de uso e ocupação do solo, identificação e mapeando das nascentes e cursos d’água, avaliação da qualidade das águas, a partir da biodiversidade aquática, do estado de conservação e influência sobre a ictiofauna (peixes), a herpetofauna (anfíbios e répteis), a vegetação e a fauna, além de contribuir para a construção da Rede Socioambiental da Serra da Moeda.

A população que habita os cinco municípios e utiliza as águas das bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, cujas nascentes são na Serra da Moeda, será beneficiada com este projeto.

Durante o mês de fevereiro foram realizadas cinco oficinas de planejamento participativo, dando início á construção da Rede Socioambiental da Serra da Moeda, e em março serão realizados encontros municipais em Itabirito (dia 12), Brumadinho (dia 13), Nova Lima (dia 16), Belo Vale e Moeda (dia 20).